ADHD- Desordem de Hiperatividade e Défice de Atenção
A ADHD é uma doença do foro psicológico. A sua principal característica corresponde à falta de atenção e/ou a impulsividade e hiperactividade, atitudes que interferem com comportamento e desenvolvimento do indivíduo.
A falta de atenção manifesta-se na realização de tarefas, falta de persistência e também desorganização, independentemente do quão aliciante é um desafio, ou da compreensão do mesmo pela pessoa.
A hiperatividade reflete-se numa atividade excessiva em momentos inapropriados, grande inquietação, comportamentos agressivos e discurso muito ativo e energético.
A impulsividade associada a este problema leva a decisões precipitadas e sem premeditação, o que pode levar a elevadas consequências para o doente. Como por exemplo, atravessar a rua sem olhar. A mesma pode também gerar um desejo por recompensas imediatas, invadir a privacidade de terceiros, e induzir a toma de decisões importantes sem medir as consequências a longo prazo.
A ADHD tem início na infância, no entanto é difícil definir a altura em que estes sintomas começam. O diagnóstico deste transtorno é feito com base nos sintomas relatados pela pessoa e pela descrição feita por pessoas que os presenciaram. Os sintomas e a sua intensidade variam de indivíduo para indivíduo e podem ser minimizados quando a pessoa é recompensada pelo seu bom comportamento, está sob vigilância, ou realiza alguma atividade que lhe desperta principal interesse.
No geral, este distúrbio acontece na maioria das sociedades em 5% das crianças e 2,5% dos adultos. (1)
Figura 1 (2)
Figura 2 (3)
Figura 3 (4)
Referências:
(1) American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Fifth ed. Washington, DC American Psychiatric Publishing; 2013.
(2) Imagem disponível em < http://maplebearnatal.com.br/_upimgs/blog/arq535ea2cc58110.jpg 2015.05.28 > Acedido a 28/05/2015
(3) Imagem disponível em < http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/menino2.jpg > Acedido a 28/05/2015
(4) Imagem disponível em <http://www.melhoramiga.com.br/wp-content/uploads/2012/03/crianca-violenta.jpg > Acedido a 28/05/2015